segunda-feira, 16 de junho de 2014

Início do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa -2014

No dia 17 de maio de 2014, as professoras do Ciclo de alfabetização (1º a 3º ano) da EMEF Raquiel Jane Miranda, se reuniram para dar início ao Curso de Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) sob as instruções da orientadora de estudos Angela Gandolfi de Alencar Casagrande.
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo Governo Federal, do Distrito Federal, Estados, Municípios e sociedade, de assegurar que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas na idade certa, ou seja, até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano.
Dentre as várias ações do PNAIC estão: formação continuada presencial para professores alfabetizadores e sues orientadores de estudos; materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais; avaliações sistemáticas e gestão, controle e mobilização.
Este ano o foco do curso será na área de Matemática, dando continuidade ao trabalho iniciado no ano de 2013 na área de Linguagem.  Entende-se como alfabetização Matemática um instrumento para a leitura do mundo, uma perspectiva que supera a simples decodificação dos números e a resolução das quatro operações básicas.
Este curso pretende trazer uma cultura de formação continuada, que oportuniza a reflexão das práticas pedagógicas na busca de ações que contribuam para o aperfeiçoamento profissional dos professores alfabetizadores.

Um comentário:

  1. Momentos de grande aprendizado....enriquecendo nossa prática pedagógica

    ResponderExcluir