segunda-feira, 10 de junho de 2013

EMEI: Projeto Educar Brincando

Durante os dias 27, 28 e 29 de maio, foi realizado na EMEI Gilberto Barros o Projeto Educar Brincando.
O objetivo do projeto girou em torno de brincadeiras, pautado no RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - que fixa garantir a criança momentos onde ela possa brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Dessa maneira os professores elaboraram atividades pensando em garantir momentos em que as crianças puderam escolher, dentro da sala, onde ficar e que tipos de atividade queriam desenvolver, favorecendo um ambiente rico em estímulos onde as crianças tiveram oportunidade de vivenciar novas experiências.
A concretização dessas atividades se deu através da seguinte programação:
Dia 27/05/2013 – Os professores elaboraram cantinhos fixos na sala de aula. Cantinhos de: maquiagem, televisão, leitura, relaxamento, beleza, sucata, massinha, casinha, entre outros. Os cantinhos foram organizados com muito carinho pelas professoras com materiais que selecionaram previamente especialmente para esse dia.
Dia 28/05/2013 – Os professores organizaram as salas com oficinas temáticas (cinema, dobradura...).
Dia 29/05/2013 – Os professores organizaram um piquenique com as crianças, que por sua vez estava previsto para acontecer no Espaço Nascente Viva, mas que devido a chuva acabou acontecendo na própria EMEI.
Nestes dias as professoras de Educação Física e Música fizeram a acolhida das crianças durante o início das aulas com atividades realizadas no pátio da escola com dança, relaxamento, brincadeiras, etc.
Após a realização do projeto os professores fizeram uma avaliação do processo e dos resultados obtidos.
Tudo foi muito produtivo, houve participação com envolvimento e compromisso de todos da escola, professores, equipe gestora e funcionários.

As crianças amaram a iniciativa, espera-se uma próxima oportunidade para realizar novamente o projeto, pensando em desenvolver nas crianças autonomia e empatia, em uma situação prazerosa de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário