Durante as comemorações
do mês de Agosto a sala do PRÉ II “E” da EMEI Gilberto Barros enfatizou o
trabalho com lendas, uma delas foi o Saci Pererê. Após exploração do assunto,
com rodas de conversa e leitura informativa foi confeccionado um Saci de bexiga
utilizando a técnica recorte e colagem. Durante esta atividade a turma foi
orientada pela professora Marley responsável pela sala e a professora Veilce
que é a professora adjunta do período da tarde
Click para nos conhecer
sexta-feira, 6 de setembro de 2013
Livro do Folclore
Sob
orientação da professora Luciana Cestari as crianças do PRÉ II “D” realizaram a
confecção de um livro sobre o folclore. O tema folclore como base oportunizou
um trabalho diversificado o qual permeou todos os eixos norteadores da proposta
de Educação Infantil, em especial no trabalho com gêneros textuais, leitura
informativa, técnicas de artes visuais, matemática e rodas de conversa sobre o
tema com diálogos formais e informais e por fim sobre a estrutura da confecção
de um livro. Nesse trabalho as crianças puderam expor suas ideias e trabalhar
com a cooperação entre os colegas do grupo, visando uma aprendizagem
significativa.
Balangandã
A
sala do PRÉ II “B” orientados pela professora Ismália tiveram a oportunidade de
confeccionar o brinquedo folclórico “Balangandã” feito de jornal, papel crepom
e barbante. Essa atividade tem por objetivo um resgate da cultura brasileira,
relembrando as antigas brincadeiras. Após a confecção as crianças brincaram no
pátio da escola, descontraindo e criando um clima de diversão nesse espaço.
Peteca de jornal
A
professora Fabiana da EMEI Gilberto Barros trabalhou recentemente com suas
crianças do PRÉ I “D” o tema “Brinquedos Folclóricos”, visando um maior aperfeiçoamento
dos alunos com a coordenação motora fina
e o trabalho com sucata, desenvolveu a atividade de confecção de peteca de
jornal. Após a confecção as crianças puderam brincar com a peteca e ao final do
dia levá-la para casa.
Centopeia
As
crianças do PRÉ II “A” orientados pela professora Dejanira confeccionaram uma
centopeia utilizando caixas de ovos e tinta guache. Foi explorado durante a
aula, as cores, formas e quantidades, também a importância do trabalho com
sucata e o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo.
Meio Ambiente
Alunos
do PRÉ I “A” com os livros confeccionados durante sequência de atividades
desenvolvidas sobre a preservação do Meio Ambiente.
Bumba Meu Boi
Os
alunos do PRÉ I “A” sob orientação da Profª Dalva realizaram a atividade de
exploração do Bumba Meu Boi, feito de material reciclado durante o mês de agosto,
permeando as atividades sobre Folclore.
No
mês de agosto as crianças do PRÉ II “A” juntamente com a professora Dejanira,
ouviram histórias, músicas e fizeram atividades relacionadas ao Bumba meu boi.
Tiveram
a oportunidade de confeccionar em grupo um boi utilizando caixa de papelão,
enfeitando com retalhos de tecidos e papéis coloridos. Na sala, através da
música, realizaram brincadeiras com o Bumba meu boi e outras salas tiveram
oportunidade de brincar também.
Foi
muito interessante, onde brincando as crianças perceberam a importância do
Folclore Brasileiro. Fica aqui a sugestão de como podemos criar atividades
artísticas colaborando na preservação do meio ambiente.
Durante
o mês de agosto na sala de PRÉ II “D” a professora Luciana Cestari trabalhou
com as crianças alguns personagens das lendas folclóricas, dentre eles o bumba
meu boi. Após a realização de roda de conversa foi proporcionado as crianças um
momento para que pudessem trabalhar com sucata confeccionando um boi com
material reciclado. O trabalho envolveu a imaginação das crianças juntamente
com a capacidade de criar e recriar na proposta apresentada pela professora,
explorando manipulação de tesoura, recorte colagem, pintura, etc.
Blocos Lógicos
Pensando
no trabalho com formas geométricas, cores, espessura e ainda desenvolvendo a
criatividade a professora Adriana Euzébio realizou uma atividade com o PRÉ I
“B” em que a partir da reflexão sobre as formas dos blocos lógicos as crianças
tiveram a oportunidade de explorar os mesmos e criar as mais variadas formas e
figuras.
Pescaria
Explorando
o trabalho com as vogais e as cores, a professora Adriana Euzébio, realizou com
as crianças do PRÉ I “B” a atividade intitulada “Pescaria”. As crianças se
divertiam enquanto a professora buscava com o diálogo fazer com que as crianças
tivessem a oportunidade de colocar em jogo seu conhecimento sobre as vogais,
cada peixe pescado relacionava-se a letra que ele continha e a sua cor.
quinta-feira, 5 de setembro de 2013
Giacomazzi: O brincar e o educar
As professoras da Creche Luiz Aparecido Giacomazzi em consonância
com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, tem
desenvolvido práticas pedagógicas com uma proposta que envolve a
brincadeira e as interações como eixo norteadores.
Atividade extraclasse no dia 15 de agosto de 2013 no espaço
de brinquedos do Kilegal.
Confecção e execução de uma
atividade folclórica com o Maternal II da Professora Sônia.
Confecção e brincadeira do ioiô e
ensinando com os alunos do Maternal I da Professora Viviane.
A turma do Maternal I brincando
de pescaria com a intervenção da Professora Viviane.
Sessão Cinema com os Maternais I
e II, das Professoras Viviane, Sônia e Eliana.
terça-feira, 3 de setembro de 2013
Parceria Escola x Família
A EMEI Gilberto Barros
agradece a todos os pais que participaram da Palestra sobre a Parceria da
Família e Escola no dia 30 de agosto com o Psicólogo Ronaldo e a Educadora da Saúde Angela Regina.
Educação Paulicéia: Curso IDEB
No
dia 22 de agosto de 2013 a equipe de Suporte Pedagógico da Educação (Diretor de
Educação Básica-Rubisval R Costa, Assessora de Planejamento Educacional-Marcela
Lopes Neves e Diretora da EMEF Raquiel Jane Miranda-Maria Adalgiza F Santos)
participaram do curso sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica) na Sede da UNDIME-SP.
O objetivo do curso, que foi ministrado pela equipe
de Carlos Eduardo Sanches (ex DME de Castrolândia-PR e ex Presidente da Undime
Nacional), foi detalhar
como é calculado o IDEB e como os municípios, através desse
instrumento, podem fazer um diagnóstico
para verificar quais ações precisam ser intensificadas.
Assinar:
Postagens (Atom)