sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Saci de Bexiga

Durante as comemorações do mês de Agosto a sala do PRÉ II “E” da EMEI Gilberto Barros enfatizou o trabalho com lendas, uma delas foi o Saci Pererê. Após exploração do assunto, com rodas de conversa e leitura informativa foi confeccionado um Saci de bexiga utilizando a técnica recorte e colagem. Durante esta atividade a turma foi orientada pela professora Marley responsável pela sala e a professora Veilce que é a professora adjunta do período da tarde

Livro do Folclore

Sob orientação da professora Luciana Cestari as crianças do PRÉ II “D” realizaram a confecção de um livro sobre o folclore. O tema folclore como base oportunizou um trabalho diversificado o qual permeou todos os eixos norteadores da proposta de Educação Infantil, em especial no trabalho com gêneros textuais, leitura informativa, técnicas de artes visuais, matemática e rodas de conversa sobre o tema com diálogos formais e informais e por fim sobre a estrutura da confecção de um livro. Nesse trabalho as crianças puderam expor suas ideias e trabalhar com a cooperação entre os colegas do grupo, visando uma aprendizagem significativa.

Balangandã

A sala do PRÉ II “B” orientados pela professora Ismália tiveram a oportunidade de confeccionar o brinquedo folclórico “Balangandã” feito de jornal, papel crepom e barbante. Essa atividade tem por objetivo um resgate da cultura brasileira, relembrando as antigas brincadeiras. Após a confecção as crianças brincaram no pátio da escola, descontraindo e criando um clima de diversão nesse espaço.

Peteca de jornal

A professora Fabiana da EMEI Gilberto Barros trabalhou recentemente com suas crianças do PRÉ I “D” o tema “Brinquedos Folclóricos”, visando um maior aperfeiçoamento dos alunos com a  coordenação motora fina e o trabalho com sucata, desenvolveu a atividade de confecção de peteca de jornal. Após a confecção as crianças puderam brincar com a peteca e ao final do dia levá-la para casa.

Centopeia

As crianças do PRÉ II “A” orientados pela professora Dejanira confeccionaram uma centopeia utilizando caixas de ovos e tinta guache. Foi explorado durante a aula, as cores, formas e quantidades, também a importância do trabalho com sucata e o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo.

Meio Ambiente

Alunos do PRÉ I “A” com os livros confeccionados durante sequência de atividades desenvolvidas sobre a preservação do Meio Ambiente.

Bumba Meu Boi

Os alunos do PRÉ I “A” sob orientação da Profª Dalva realizaram a atividade de exploração do Bumba Meu Boi, feito de material reciclado durante o mês de agosto, permeando as atividades sobre Folclore.



No mês de agosto as crianças do PRÉ II “A” juntamente com a professora Dejanira, ouviram histórias, músicas e fizeram atividades relacionadas ao Bumba meu boi.
Tiveram a oportunidade de confeccionar em grupo um boi utilizando caixa de papelão, enfeitando com retalhos de tecidos e papéis coloridos. Na sala, através da música, realizaram brincadeiras com o Bumba meu boi e outras salas tiveram oportunidade de brincar também.

Foi muito interessante, onde brincando as crianças perceberam a importância do Folclore Brasileiro. Fica aqui a sugestão de como podemos criar atividades artísticas colaborando na preservação do meio ambiente.


Durante o mês de agosto na sala de PRÉ II “D” a professora Luciana Cestari trabalhou com as crianças alguns personagens das lendas folclóricas, dentre eles o bumba meu boi. Após a realização de roda de conversa foi proporcionado as crianças um momento para que pudessem trabalhar com sucata confeccionando um boi com material reciclado. O trabalho envolveu a imaginação das crianças juntamente com a capacidade de criar e recriar na proposta apresentada pela professora, explorando manipulação de tesoura, recorte colagem, pintura, etc.

Blocos Lógicos

Pensando no trabalho com formas geométricas, cores, espessura e ainda desenvolvendo a criatividade a professora Adriana Euzébio realizou uma atividade com o PRÉ I “B” em que a partir da reflexão sobre as formas dos blocos lógicos as crianças tiveram a oportunidade de explorar os mesmos e criar as mais variadas formas e figuras.

Pescaria

Explorando o trabalho com as vogais e as cores, a professora Adriana Euzébio, realizou com as crianças do PRÉ I “B” a atividade intitulada “Pescaria”. As crianças se divertiam enquanto a professora buscava com o diálogo fazer com que as crianças tivessem a oportunidade de colocar em jogo seu conhecimento sobre as vogais, cada peixe pescado relacionava-se a letra que ele continha e a sua cor.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Giacomazzi: O brincar e o educar

As professoras da Creche Luiz Aparecido Giacomazzi em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, tem desenvolvido práticas pedagógicas com uma proposta  que envolve a brincadeira e as interações como eixo norteadores.

Atividade extraclasse no dia 15 de agosto de 2013 no espaço de brinquedos do Kilegal.



Confecção e execução de uma atividade folclórica com o Maternal II da Professora Sônia.



Confecção e brincadeira do ioiô e ensinando com os alunos do Maternal I da Professora Viviane.


A turma do Maternal I brincando de pescaria com a intervenção da Professora Viviane.


Sessão Cinema com os Maternais I e II, das Professoras Viviane, Sônia e Eliana.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Parceria Escola x Família

A EMEI Gilberto Barros agradece a todos os pais que participaram da Palestra sobre a Parceria da Família e Escola no dia 30 de agosto com o Psicólogo Ronaldo e a Educadora da Saúde Angela Regina.



Educação Paulicéia: Curso IDEB

No dia 22 de agosto de 2013 a equipe de Suporte Pedagógico da Educação (Diretor de Educação Básica-Rubisval R Costa, Assessora de Planejamento Educacional-Marcela Lopes Neves e Diretora da EMEF Raquiel Jane Miranda-Maria Adalgiza F Santos) participaram do curso sobre o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) na Sede da UNDIME-SP.

O objetivo do curso, que foi ministrado pela equipe de Carlos Eduardo Sanches (ex DME de Castrolândia-PR e ex Presidente da Undime Nacional), foi detalhar como é calculado o IDEB e como os municípios, através desse instrumento, podem fazer um diagnóstico  para verificar  quais ações  precisam ser intensificadas.