terça-feira, 12 de junho de 2012

EMEF Raquiel Jane Miranda: Conselho Escolar

No mês de maio, se reuniram nas dependências da escola os membros da comunidade escolar para a escolha daqueles que irão compor o Conselho Escolar no referido ano.
Segundo informações do portal do MEC (Ministério da Educação e Cultura- portal.mec.gov.br),
“o Conselho Escolar é constituído por representantes de pais, estudantes, professores, demais funcionários, membros da comunidade local e o diretor da escola. Cada escola deve estabelecer regras transparentes e democráticas de eleição dos membros do conselho.
Cabe ao Conselho Escolar zelar pela manutenção da escola e participar da gestão administrativa, pedagógica e financeira, contribuindo com as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade de ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras, garantindo a gestão democrática nas escolas públicas."
Após a formação de alguns integrantes do suporte pedagógico da Coordenadoria Municipal de Educação no Curso de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, em parceria com o MEC/UFSCAR, e com o andamento da formação de outros integrantes deste mesmo quadro, o planejamento é que para o próximo ano, este conselho, seja estabelecido em todas as unidades de ensino do município, através de mobilização e ações para o desenvolvimento de conselhos escolares atuantes.

Atividade de escrita - 1º anos - tarde

Escrita do título de uma brincadeira com análise coletiva. Programa Ler e escrever - Projeto: "Brincadeiras Tradicionais"

Atividade de escrita - 1º anos - tarde

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Rasgando papel

A Professora Viviane da Creche Luiz Aparecido Giacomazzi convidou seus aluninhos do berçário II a rasgarem papéis em vários pedacinhos, com esta atividade a professora teve por objetivo auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla, possibilitar às crianças extravazarem as energias e relaxarem de forma lúdica.
Depois que o volume de papéis picados já era de bom tamanho, a professora pediu que as crianças os jogassem para o alto.
É claro que depois da brincadeira, todos ajudaram a organizar a sala que estava muito bagunçada. Então a professora aproveitou para enfatizar a necessidade de organizar o ambiente depois de cada brincadeira e de que lixo deve ser jogado no lixo...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Creche Nita: Aniversário coletivo

1º bimestre 2012.



Link relacionado:

http://educapauli.blogspot.com.br/2011/06/creche-nita-dia-das-maes-e-aniversario.html

DIA DO DESAFIO

Segundo informações do Portal do SESC-SP, o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.
É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias. O SESC SP coordena o evento no Continente Americano desde 2000.
O convite à atividade física se estende a todos, envolvendo o poder público de cada cidade, as instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes.
O município de Paulicéia concorreu com o município de Leoberto Leal-SC, participando com 29% da população.
Na rede municipal de ensino todas as unidades escolares participaram desta ação, através de atividades de alongamento, caminhada, dança entre outros.

EMEF RAQUIEL JANE MIRANDA



EMEI GILBERTO BARROS




CRECHE LUIZ APARECIDO GIACOMAZZI




CRECHE NITA TENÓRIO DE MELO

segunda-feira, 28 de maio de 2012

EJA-Polo Buritis

Com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e respeitando as especificidades do público da EJA (Educação de Jovens e Adultos), os professores Alberto e Aparecida Valdirene (Cida), desta modalidade de ensino do Polo Buritis, têm desenvolvido juntamente aos conteúdos curriculares, atividades diversas, pensando em um modelo de escola flexível conectado a vida com um olhar mais sensível a tudo que é relevante para esses jovens e adultos. Entre as atividades foram desenvolvidas: projeto assiduidade, onde os alunos que não faltam durante dois meses participam do sorteio de uma cesta básica. Atividades de confraternização com comemoração de aniversários de alunos, culminância à semana da Páscoa, homenagem ao Dia das Mães, além da apreciação de documentários com depoimento de alunos da EJA. Este ano, assim como todos os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil (pré), os alunos da EJA também contam com aulas de Educação Física, com a Professora Especialista Nathália.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Creche Nita- Alunos da Prof. Elaine: atividades e lembrancinhas do "Dia das Mães"

Formação Continuada Intel - Fundamentos Básicos

Professores do Sistema Municipal de Educação em formação continuada no curso "Fundamentos Básicos" do Programa Intel Educar que teve início no dia 18 de abril e se estenderá durante todo o ano letivo. Prefeitura/Coordenadoria Municipal da Educação apresentando possibilidades para que seus professores adquiram conhecimentos básicos de tecnologia com objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

Comemoração "Dia da Mães" - Rede Municipal

Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!
Com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares, que entre esses variados contextos, seja uma mãe comerciante, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança é sentir-se seguro na proteção de sua família.
Portanto, nas semanas que antecedeu ao dia das mães, as unidades escolares abordaram o tema com o objetivo de: reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano; proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares; promover e estimular a linguagem oral; estabelecer e ampliar as relações sociais; estimular a afetividade entre as crianças e as mães; desenvolver atenção e a criatividade; praticar a coordenação motora fina e ampla; desenvolver a expressão corporal; brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades.
A culminância dos trabalhos aconteceu no dia 10 de maio (5ª feira) nas unidades: EMEI Gilberto Barros e Creche Nita Tenório e no dia 11 de maio (6ª feira) na EMEF Raquiel Jane Miranda e Creche Municipal Luiz Aparecido Giacomazzi. Nestas comemorações houve apresentação dos alunos, sorteio de prêmios, bingo e outras formas de homenagear as “Mães”.

EMEF Raquiel Jane Miranda



EMEI Gilberto Barros



Creche Luiz Aparecido Giacomazzi



Creche Nita Tenório de Melo

EMEI GILBERTO BARROS-CIVISMO

O civismo do dia 20 de abril na EMEI Gilberto Barros foi repleto de criatividade e descontração. As professoras Andressa e Raquel fizeram um reconto da história “Bolsa, bolsinha e bolsona” da autora Bia Bedran, as professoras Ada e Ana Paula recontaram o clássico “Chapeuzinho Vermelho” utilizando fantoches e os alunos da professora Marley, em homenagem ao Dia do Livro (18 de abril), cantaram a música “Boneca de Verdade”.
Este tipo de atividade promove, segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (Vol. 3, 1998), experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituindo em um espaço de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

1º ano “E” – Jogo: Corrida das palavras

A profª Elys, desenvolveu com seus alunos o jogo “Corrida das palavras”, com o objetivo pedagógico de fazer o aluno refletir sobre a relação grafema – fonema, o jogo estimula o raciocínio lógico quando utiliza em sua dinâmica o uso de pistas, o aluno também reconhece o valor sonoro das letras e sua posição nas palavras. Com esta modalidade de atividade os alunos se envolvem e é possível acompanhar sua evolução na aprendizagem e nas habilidades relacionadas à sociabilidade.