segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Policial Barros inicia aulas do PROERD na EMEF Raquiel Jane Miranda

O PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência é um programa de caráter social e preventivo desenvolvido em todos os estados do Brasil por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. As aulas acontecem uma vez por semana em sala de aula, durante quatro meses em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando quinto ou sétimo ano do ensino fundamental.
Através do livro do estudante PROERD, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

EMEF RAQUIEL JANE MIRANDA RECEBE LIVROS DE LITERATURA INFANTIL

Os gestores, professores e alunos agradecem e parabenizam a Coordenadoria Municipal de Educação, representada na pessoa do Senhor Rubisval Rodrigues da Costa, por atender a solicitação de aquisição de livros infantis para o acervo da Escola.
Os professores da U.E vêm desenvolvendo um excelente trabalho de Leitura Fruição, esta que é uma situação de aprendizagem realizada diariamente no início das aulas, sendo este um horário nobre, pois visa desenvolver nos alunos comportamentos e capacidades leitoras, por isso ela é feita de forma planejada.
Com o novo acervo de livros nossos alunos só têm a ganhar, pois além da atividade de Leitura Fruição, os professores poderão desenvolver outras, visando inserir nossos alunos em situações sociais de leitura e escrita

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

QUEM REESCREVE UM CONTO APRENDE UM TANTO - COLETÂNEA LER E ESCREVER

Alunos do 3º Ano “D”, da Professora Selma realizam uma das etapas do Projeto Quem Reescreve um Conto Aprende um Tanto.
Após reescreverem e revisarem o conto “Os três cabritinhos”, os alunos fizeram a ilustração para composição do livro que será o produto final desse projeto.
Confira as fotos....

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

LÍRIO DA EMEF RAQUIEL FLORESCE

A comunidade escolar da EMEF Raquiel Jane Miranda está desfrutando da beleza ornamental do lírio que já faz parte da Escola há dois anos, mas que pela primeira vez floresceu.

Que delícia...

Os alunos do Projeto Reforço da EMEF Raquiel Jane Miranda, juntamente com as Professoras Angelita, Daiane e Arlete prepararam e degustaram a receita gelatina rápida como culminância do Projeto Receitas.
O projeto teve como objetivo principal desenvolver os eixos de leitura, escrita e oralidade.
A culminância foi significativa e prazerosa, contribuindo para a aprendizagem dos educandos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Parceria Educação e Saúde no Compromisso: São Paulo Analfabetismo Zero

No dia 24 de agosto as agentes comunitárias da família acompanhadas do Agente Administrativo Marcos Giraldo e das Enfermeiras Fátima Costa e Fátima Teixeira participaram de uma reunião com as Coordenadoras de Planejamento e Projetos Adalgiza e Marcela. Estas recepcionaram os presentes com um café da manhã, desenvolveram uma dinâmica de “quebra-gelo”, apresentaram um vídeo de sensibilização e em seguida um plano de trabalho de parceria entre as duas coordenadorias com o objetivo de elaboração de um novo diagnóstico para levantamento do número de pessoas analfabetas no município e onde estas estão localizadas.
A importância desta parceria Educação/ Saúde é de suma importância, pois mediante o 1º diagnóstico desenvolvido no ano de 2008, através das visitas feitas pelas agentes comunitárias da família, que as ações já desenvolvidas junto a EJA - Educação de Jovens e Adultos se tornaram possíveis.
Uma segunda reunião está marcada para o final do mês de outubro, onde os dados do diagnóstico serão compartilhados.

EMEF Raquiel Jane Miranda Registrando números na calculadora

A Professora Viviane do 4ºano D propôs uma atividade para sua turma que teve inicio com uma roda de conversa para explicar aos alunos a importância da função e uso da calculadora em nossa vida.
Os alunos participaram com entusiasmo da roda de conversa e expuseram seus conhecimentos prévios, depois foram agrupados em duplas para manusearem as calculadoras dentro de um tempo determinado e em seguida realizaram a atividade 5A proposta na Coletânea de Atividades do Programa Ler e Escrever que tem por objetivos fazer com que os alunos:
•Aproximem-se de algumas regras do sistema de numeração decimal, especialmente a decomposição de números em múltiplos de 10;
•Familiarizem-se com o uso da calculadora, utilizando-a para refletir sobre a composição e decomposição de números.
A atividade proposta era para que utilizando apenas as teclas 1 e 0 e as teclas das operações (+, -, x, :), os alunos fizessem aparecer no visor os seguintes números: 46, 125, 1.234.
Após as duplas realizarem a comanda, os alunos socializaram suas estratégias para alcançarem o resultado.
De uma forma prazerosa e produtiva a Matemática vem sendo ensinada.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EMEF Raquiel Jane MIranda: Alunos do 1º Ano “A” aprendem Matemática brincando

Alunos do 1º Ano “A” aprendem Matemática brincando
O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive.
Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu.
Os jogos proporcionam a criança adquirir o domínio da comunicação com os outros e assim permitem que a criança construa seu conhecimento.
À luz dessas verdades que a professora Cida, da EMEF Raquiel Jane Miranda planejou jogar com seus alunos o Jogo Nunca Dez que tem por objetivo principal construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Dia dos “Estudantes”

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima. Cem anos após a criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Para comemorar esta data na EMEF Raquiel Jane Miranda, os professores desenvolveram o Projeto “Dia do Estudante”, onde os alunos participaram de atividades em sala de aula com os objetivos de valorizar o seu papel como elemento fundamental na constituição da sociedade e de fortalecer o vínculo entre os estudantes e a comunidade escolar. Na culminância do projeto os alunos participaram de gincanas por período: manhã, tarde e noite. Confira nas fotos a alegria dos estudantes!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Projeto “Livro de receitas”

Os alunos da EJA da Escola Raquiel Jane Miranda e do Polo Buritis, estão trabalhando com o projeto “Livro de receitas” desde o mês de abril, dentre as várias atividades já desenvolvidas, os alunos com intervenção de seus respectivos professores elaboraram coletivamente nas salas de aula o gênero textual Você sabia... com o intuito de consolidar e divulgar os conhecimentos adquiridos após assistirem as palestras sobre: “Saúde e Higiene” e “Alimentação Saudável”.
Os textos produzidos estão digitalizados neste blog, você pode clicar em cima da imagem para ampliá-la e ler.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Avós são homenageadas na Creche Nita

O dia das avós é comemorado todos os anos no dia 26 de julho, no entanto, na Creche Nita Tenório de Melo esta data foi comemorada no dia 01 de agosto para melhor adequar-se ao calendário escolar e para que todos os envolvidos pudessem ter melhor e maior tempo para planejamento.
Esta ação foi criada para homenagear todas as avós da unidade escolar que muitas vezes acabam por criar e cuidar mais dos netos do que as próprias mães, levando em consideração que 90% das mães de nossos alunos trabalham fora de casa as avós tornam-se uma segunda mãe.
Para homenageá-las a diretora, professores e funcionários organizaram um chá da tarde e realizaram apresentações demonstrando a importância da figura da avó para nossos alunos.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Palestra Educacional

Na semana de retorno ao 2º semestre do ano letivo de 2011 a Coordenadoria Municipal da Educação promoveu no Centro Comunitário local a Palestra Educacional intitulada “A família inteligente do século XXI” com o palestrante Professor Fernando Fernandes, psicólogo clínico e escolar, professor universitário, empresário e diretor de RH.
Com o objetivo de conscientizar os responsáveis (pais, mães, avós, avôs...) acerca da educação de seus filhos, ensinando técnicas poderosas de formação da criança e as vantagens da inteligência emocional dentro da família, a palestra desenvolvida com técnicas teatrais contou com a integração e participação efetiva de todos os presentes.
A Coordenadoria da Educação agradece o envolvimento e a participação de todos que prestigiaram este evento.