quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EMEF Raquiel Jane MIranda: Alunos do 1º Ano “A” aprendem Matemática brincando

Alunos do 1º Ano “A” aprendem Matemática brincando
O jogo não é simplesmente um “passatempo” para distrair os alunos, ao contrário, corresponde a uma profunda exigência do organismo e ocupa lugar de extraordinária importância na educação escolar. Estimula o crescimento e o desenvolvimento, a coordenação muscular, as faculdades intelectuais, a iniciativa individual, favorecendo o advento e o progresso da palavra. Estimula a observar e conhecer as pessoas e as coisas do ambiente em que se vive.
Através do jogo o indivíduo pode brincar naturalmente, testar hipóteses, explorar toda a sua espontaneidade criativa. O jogar é essencial para que a criança manifeste sua criatividade, utilizando suas potencialidades de maneira integral. É somente sendo criativo que a criança descobre seu próprio eu.
Os jogos proporcionam a criança adquirir o domínio da comunicação com os outros e assim permitem que a criança construa seu conhecimento.
À luz dessas verdades que a professora Cida, da EMEF Raquiel Jane Miranda planejou jogar com seus alunos o Jogo Nunca Dez que tem por objetivo principal construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolva contagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário