terça-feira, 24 de setembro de 2013

EJA: Programa Elektro nas Escolas

A EMEF Raquiel Jane Miranda recebeu nos dias 17 e 18 de setembro, a Estação Móvel da Elektro, complementando as atividades do Projeto Elektro nas Escolas, realizado desde o início do ano.
Os alunos do 1º aos 5º anos e EJA tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre fonte de energia, consumo sustentável e economia.

Assistiram também experiências e vídeos relacionados ao tema.

CRECHE NITA NO KILEGAL

No dia 06 de Setembro, as crianças do Berçário I e II, período da manhã, acompanhadas pelas professoras Andressa e Jackeline e as crianças do maternal I e II, período da tarde, acompanhadas pelas professoras Daiane e Ivone, participaram de um passeio no Kilegal. O objetivo deste passeio foi:
-Favorecer um dia de recreação diferente, fora do espaço da escola;
-Desenvolver várias habilidades, tais como: aspectos cognitivos, físicos e motor;
-Contribuir para uma maior interação entre as crianças, o ambiente e seus pares.
Assim conclui-se que brincar é essencial e necessário por ajudar na construção da identidade, na formação do indivíduo e na capacidade de se comunicar com o outro o que consequentemente irá contribuir de forma positiva nas demais aprendizagens.


“BRINCAR NÃO É PERDER TEMPO É GANHÁ-LO.”


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Educação Paulicéia: III Fórum de Educação Integral

No dia 17 de setembro os representantes da Educação de Paulicéia, responsáveis pelo Programa Mais Educação, Diretor de Educação Básica – Rubisval Rodrigues da Costa, Assessora de Planejamento Educacional – Marcela Lopes Neves e Diretora de Escola- Maria Adalgiza Figueiredo Santos participaram do III Fórum de Educação Integral na cidade de Presidente Prudente.
Na oportunidade foram expostos exemplos de escolas de tempo integral, através de palestras da Profª Rogéria Freire de Figueiredo- Consultora da Educação Integral-MEC/SAEB e Eliana Moreira Amaral de Souza- Gerente de Ensino Integral de Maringá-PR, além de apresentações das oficinas do Programa de Cidadescola de Presidente Prudente.
A participação neste evento foi de suma importância, visto que a Prefeitura/ Coordenadoria Municipal da Educação, concluiu neste ano a adesão ao Programa Mais Educação do Governo Federal e ampliará o atendimento aos alunos EMEF Raquiel Jane Miranda com oficinas de capoeira, futebol, atletismo e acompanhamento escolar, estas que serão iniciadas logo após a liberação dos recursos pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação).

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

CURSO PARA LER E ESCREVER

Os professores da Escola EMEF Raquiel Jane Miranda que lecionam no 4º e 5º ano do Ensino Regular, na EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Adjunto, estão participando do curso Para ler e escrever, que acontece quinzenalmente.
Os encontros tem duração de duas horas, o curso tem como orientadora a coordenadora Pedagógica Angelita Crepaldi Rufino.  Nestes momentos são realizados estudos e discussões sobre alfabetização com foco na recuperação dos alunos não alfabetizados, sendo o principal objetivo estimular os docentes e propor condições de aprimoramento das metodologias, relacionando teoria e prática.
Para tanto conta-se com os estudos e orientações didáticas do Programa Ler e Escrever, Coletâneas do Programa Letra e Vida, vídeos e outros.
Os professores formam um grupo colaborativo, em que todos participam contribuindo para um mesmo objetivo.

Paródia: Show da Economia - 4° C - Prof. Fabiana

Alunos da EMEF Raquiel Jane Miranda do 4º ano C - Professora Fabiana Costa com a apresentação da adaptação da música “Show das Poderosas”, para "Show da Economia". A letra da música faz parte dos conteúdos estudados em sala de aula com o Projeto Elektro nas Escolas.

Giacomazzi - Maternal II - Professora Simone

Atividades realizadas com as crianças do Maternal II pela Professora Simone dos Santos Elias tendo como objetivo explorar as habilidades de esquema corporal e trabalho coletivo.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Saci de Bexiga

Durante as comemorações do mês de Agosto a sala do PRÉ II “E” da EMEI Gilberto Barros enfatizou o trabalho com lendas, uma delas foi o Saci Pererê. Após exploração do assunto, com rodas de conversa e leitura informativa foi confeccionado um Saci de bexiga utilizando a técnica recorte e colagem. Durante esta atividade a turma foi orientada pela professora Marley responsável pela sala e a professora Veilce que é a professora adjunta do período da tarde

Livro do Folclore

Sob orientação da professora Luciana Cestari as crianças do PRÉ II “D” realizaram a confecção de um livro sobre o folclore. O tema folclore como base oportunizou um trabalho diversificado o qual permeou todos os eixos norteadores da proposta de Educação Infantil, em especial no trabalho com gêneros textuais, leitura informativa, técnicas de artes visuais, matemática e rodas de conversa sobre o tema com diálogos formais e informais e por fim sobre a estrutura da confecção de um livro. Nesse trabalho as crianças puderam expor suas ideias e trabalhar com a cooperação entre os colegas do grupo, visando uma aprendizagem significativa.

Balangandã

A sala do PRÉ II “B” orientados pela professora Ismália tiveram a oportunidade de confeccionar o brinquedo folclórico “Balangandã” feito de jornal, papel crepom e barbante. Essa atividade tem por objetivo um resgate da cultura brasileira, relembrando as antigas brincadeiras. Após a confecção as crianças brincaram no pátio da escola, descontraindo e criando um clima de diversão nesse espaço.

Peteca de jornal

A professora Fabiana da EMEI Gilberto Barros trabalhou recentemente com suas crianças do PRÉ I “D” o tema “Brinquedos Folclóricos”, visando um maior aperfeiçoamento dos alunos com a  coordenação motora fina e o trabalho com sucata, desenvolveu a atividade de confecção de peteca de jornal. Após a confecção as crianças puderam brincar com a peteca e ao final do dia levá-la para casa.

Centopeia

As crianças do PRÉ II “A” orientados pela professora Dejanira confeccionaram uma centopeia utilizando caixas de ovos e tinta guache. Foi explorado durante a aula, as cores, formas e quantidades, também a importância do trabalho com sucata e o reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo.

Meio Ambiente

Alunos do PRÉ I “A” com os livros confeccionados durante sequência de atividades desenvolvidas sobre a preservação do Meio Ambiente.