sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pré II "C" -Professora Andresa no Laboratório de Informática

No dia 17/9/2012 (segunda-feira) os alunos do Pré II – C da Professora Andresa, fizeram uma visita no Laboratório de Informática para realizarem atividades lúdicas, utilizando jogos disponíveis no computador, do projeto “Mundo Encantado de Faz de Conta – Branca de Neve”. A aula teve como objetivo estimular o conhecimento e a criatividade de uma forma diferente, ou seja, através do uso das novas tecnologias.

Espaço de leitura na EMEI Gilberto Barros

Na EMEI Gilberto Barros foi destinado um espaço para leitura, onde os alunos poderão ter contato direto com uma variedade de livros, revistas, gibis e jornais. Ficou estabelecido, que cada professor juntamente com seus alunos, desfrutem deste ambiente, pelo menos uma aula por semana, sistematizando o contato com o mundo mágico da leitura e incentivando nos alunos o prazer de ler, viajar, descobrir novos lugares, outros tempos, outros jeitos de agir e de ser. Ler é um movimento de interação das pessoas com o mundo e delas entre si e isso se adquire quando passa a exercer a função social da língua, ou seja, quando evolue da decodificação para a leitura e reelaboração dos textos que podem ser de diversas formas apresentáveis e que possibilitam uma percepção do mundo.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Dia dos Pais – Polo Buritis

Para comemorar o “Dia dos Pais” foi realizado um churrasco no Polo Buritis, o evento contou com a participação dos alunos e seus familiares, professores, coordenadora, diretora e o inspetor da EMEF Raquiel Jane Miranda.

EJA-Gincana

Na gincana em comemoração a semana do estudante realizada no dia 15/08,foram realizadas atividades interativas, no qual participaram alunos do Polo Buritis e alunos da Raquiel Jane Miranda. Professores responsáveis: Aparecida Valdirene, Alberto, Nathália, Maria Lúcia, Atayde e Marcelo.

5º ano “D” (Tarde)- Profª Simone Marçal

No último dia 03, segunda-feira, os alunos do 5º ano “D” do período da tarde, fizeram a apresentação de vários jornais. Esse foi o produto final de semanas de estudo da Sequência Didática do Projeto: Lendo notícias para ler o mundo do livro “Ler e Escrever”. O objetivo desse trabalho foi fazer com que os alunos se conscientizassem sobre a importância da notícia e de serem bons leitores.

Projeto: Brincadeiras Tradicionais da EMEF Raquiel Jane Miranda

A atividade 2D: Leitura de texto instrucional para a confecção de um brinquedo (BONECA CARINA), proporcionou aos alunos dos primeiros anos aprenderem fazer um brinquedo a partir da leitura das instruções contidas em um texto instrucional. Durante a realização do brinquedo os alunos demonstraram interesse e participaram com muito entusiasmo. Brinquedo: Paraquedas A atividade 2E: Leitura de texto instrucional para a confecção de um brinquedo e escrita em duplas de uma das instruções, favoreceu aos alunos dos primeiros anos o desafio de participarem de uma situação de aprendizagem, onde deveriam ler e escrever antes de saber ler convencionalmente. Após a confecção dos paraquedas, os alunos tiveram a oportunidade a brincar e se divertir. Professoras responsáveis: Maria Aparecida, Albany, Valéria, Mônica, Elys Professora coordenadora: Regina Rocha.

Confecção do Saci com bexiga e escrita coletiva

Os alunos do 1º ano “A”, mediados pela Professora Elys, confeccionaram o Saci e produziram um texto instrucional, tendo a professora como escriba. A atividade realizada em sala de aula teve como objetivo, fornecer aos alunos (de uma maneira lúdica), a oportunidade de “escreverem” um texto coletivo, podendo visualizar sua estrutura. Após a confecção do brinquedo, todos participaram oralmente para que o texto fosse bem escrito, uma vez que acompanharam passo a passo a realização das atividades que desenvolveu diversas habilidades.

Laboratório de Informática

Desde o início do segundo semestre de 2012 o Laboratório de Informática da EMEF Raquiel Jane Miranda vem sendo utilizado para a realização de diversas atividades pelos professores com seus alunos, além das coordenadoras pedagógicas que o utilizam para reuniões de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo). Este ambiente é um suporte a mais que pode colaborar no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. O uso do Laboratório de Informática também se estende aos profissionais das demais escolas municipais, que agendam previamente quando irão utilizá-lo.

EMEI Gilberto Barros - Jogos na aula de matemática

Para despertar o gosto e a compreensão pelos conteúdos matemáticos, a Professora do “Pré II”, Maria José, planejou atividades lúdicas utilizando jogos. A aula teve como objetivo desenvolver o raciocínio lógico, através de contagem, identificação de números, posições e cores, além de desenvolver a coordenação motora e incentivar junto aos alunos a capacidade de socialização, dividindo seus materiais.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Creche Nita : Jogo de Encaixe- Maternal I e II -Prof. Luciana

Nada como unir o útil ao agradável. Os brinquedos educativos fazem exatamente isso: divertem as crianças ao mesmo tempo em que educam. Eles ajudam no desenvolvimento da criança, em conceito pré-escolares, como cores, números, formas, matemática e linguagem. Auxiliam na percepção de organização e estimulam o raciocínio lógico.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Creche Nita: Dia da avó, dia dos pais, projeto de leitura e folclore

À volta as aulas foi iniciada com a comemoração do dia das avós, onde foi entregue a cada avó uma lembrancinha. Na semana seguinte foi a vez da comemoração do dia dos pais, onde foi desenvolvido com as crianças leituras e brincadeiras, além da confecção de uma lembrança para cada criança presentear seus respectivos pais. Logo em seguida os alunos foram contemplados com o projeto de leitura “Lá vem História”, onde toda semana uma criança leva a pasta para casa contendo três livros: Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio e Três Porquinhos e um caderno com questões a serem respondidas pelos pais. Por último, foi comemorado o dia do folclore onde os alunos apreciaram a lenda do Saci Pererê entre outras atividades. Houve também uma exposição, onde os pais foram convidados a prestigiar os trabalhos confeccionados pelos seus filhos. Esta ação propõe resgatar junto com as crianças a diversidade cultural e antigas tradições. Ela aconteceu nos dias 22/08 a 24/08/2012 com amostras de objetos antigos, atividades confeccionadas pelas crianças, comidas típicas e amostras de remédios caseiros.

FOLCLORE NA "EMEI GILBERTO BARROS"

Entre os 20 a 24 de agosto, as professoras de EMEI Gilberto Barros, fizeram apresentações das lendas e músicas referentes ao Folclore. Trabalhar com o Folclore é resgatar e manter viva as nossas tradições, crenças e superstições através das atividades culturais que nasceram e desenvolveram com o povo. A atividade prendeu a atenção dos pequenos e aguçou a curiosidade em querer saber mais sobre as lendas.

EMEF Raquiel-Professora: Elisângela

Jogo das Frases: Esta atividade foi desenvolvida em sala de aula, tendo como foco principal a leitura. Cada aluno recebeu uma palavra escrita em papéis coloridos, o objetivo era agrupar-se com os demais colegas com as palavras da mesma cor que a sua. Depois dos grupos formados, eles tinham que organizar a frase. Para alcançar este objetivo o aluno tinha que ler a palavra escrita em seu papel e auxiliar os colegas com dificuldade. Houve um momento em que uma aluna disse: “esta escrito HOJE igual no cabeçalho”. Como as crianças ainda não dominam a prática de leitura precisam constantemente da intervenção da professora para que possam avançar.

Creche Giacomazzi-Maternal I - Prof. Sônia

Os alunos do maternal I puderam conhecer um pouco do Folclore Brasileiro através da vivência de músicas, histórias, parlendas e brincadeiras relacionadas a esta data. Uma das atividades destaque foi soltar pipa, apesar de antiga, esta ainda é apreciada pelas crianças. Em outro momento, a professora Sônia, com o objetivo de proporcionar aos alunos maior contato com a linguagem escrita, planejou uma situação de aprendizagem, centrada no manuseio de livros e escrita espontânea pelos alunos, proporcionando a ampliação do universo cultural, além de colaborar para o desenvolvimento do gosto e o prazer pela leitura.