segunda-feira, 28 de maio de 2012

EJA-Polo Buritis

Com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem e respeitando as especificidades do público da EJA (Educação de Jovens e Adultos), os professores Alberto e Aparecida Valdirene (Cida), desta modalidade de ensino do Polo Buritis, têm desenvolvido juntamente aos conteúdos curriculares, atividades diversas, pensando em um modelo de escola flexível conectado a vida com um olhar mais sensível a tudo que é relevante para esses jovens e adultos. Entre as atividades foram desenvolvidas: projeto assiduidade, onde os alunos que não faltam durante dois meses participam do sorteio de uma cesta básica. Atividades de confraternização com comemoração de aniversários de alunos, culminância à semana da Páscoa, homenagem ao Dia das Mães, além da apreciação de documentários com depoimento de alunos da EJA. Este ano, assim como todos os alunos do Ensino Fundamental e Educação Infantil (pré), os alunos da EJA também contam com aulas de Educação Física, com a Professora Especialista Nathália.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Creche Nita- Alunos da Prof. Elaine: atividades e lembrancinhas do "Dia das Mães"

Formação Continuada Intel - Fundamentos Básicos

Professores do Sistema Municipal de Educação em formação continuada no curso "Fundamentos Básicos" do Programa Intel Educar que teve início no dia 18 de abril e se estenderá durante todo o ano letivo. Prefeitura/Coordenadoria Municipal da Educação apresentando possibilidades para que seus professores adquiram conhecimentos básicos de tecnologia com objetivo de aprimorar o processo ensino-aprendizagem.

Comemoração "Dia da Mães" - Rede Municipal

Mãe amiga, mãe companheira, mãe que protege, mãe que acolhe... Mãe que tudo faz para que seu filho tenha sempre o melhor!
Com essa sequência de diversificações da figura da mãe que a escola tem que se preocupar, pois sabemos que entre nossos alunos existem diversos contextos familiares, que entre esses variados contextos, seja uma mãe comerciante, uma mãe avó, uma mãe tia, uma mãe madrasta, um pai que faz o papel de mãe, o importante para uma criança é sentir-se seguro na proteção de sua família.
Portanto, nas semanas que antecedeu ao dia das mães, as unidades escolares abordaram o tema com o objetivo de: reconhecer a importância da figura da mãe no desenvolvimento do caráter humano; proporcionar momentos de reflexão sobre os diversos contextos familiares; promover e estimular a linguagem oral; estabelecer e ampliar as relações sociais; estimular a afetividade entre as crianças e as mães; desenvolver atenção e a criatividade; praticar a coordenação motora fina e ampla; desenvolver a expressão corporal; brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades.
A culminância dos trabalhos aconteceu no dia 10 de maio (5ª feira) nas unidades: EMEI Gilberto Barros e Creche Nita Tenório e no dia 11 de maio (6ª feira) na EMEF Raquiel Jane Miranda e Creche Municipal Luiz Aparecido Giacomazzi. Nestas comemorações houve apresentação dos alunos, sorteio de prêmios, bingo e outras formas de homenagear as “Mães”.

EMEF Raquiel Jane Miranda



EMEI Gilberto Barros



Creche Luiz Aparecido Giacomazzi



Creche Nita Tenório de Melo

EMEI GILBERTO BARROS-CIVISMO

O civismo do dia 20 de abril na EMEI Gilberto Barros foi repleto de criatividade e descontração. As professoras Andressa e Raquel fizeram um reconto da história “Bolsa, bolsinha e bolsona” da autora Bia Bedran, as professoras Ada e Ana Paula recontaram o clássico “Chapeuzinho Vermelho” utilizando fantoches e os alunos da professora Marley, em homenagem ao Dia do Livro (18 de abril), cantaram a música “Boneca de Verdade”.
Este tipo de atividade promove, segundo o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (Vol. 3, 1998), experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constituindo em um espaço de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências lingüísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

1º ano “E” – Jogo: Corrida das palavras

A profª Elys, desenvolveu com seus alunos o jogo “Corrida das palavras”, com o objetivo pedagógico de fazer o aluno refletir sobre a relação grafema – fonema, o jogo estimula o raciocínio lógico quando utiliza em sua dinâmica o uso de pistas, o aluno também reconhece o valor sonoro das letras e sua posição nas palavras. Com esta modalidade de atividade os alunos se envolvem e é possível acompanhar sua evolução na aprendizagem e nas habilidades relacionadas à sociabilidade.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Seminário Formação de Gestores e Educadores

Com o objetivo de nortear as Políticas Educacionais no município em relação ao AEE (Atendimento Educacional Especializado),a Coordenadoria Municipal da Educação cadastrou como técnica da Secretaria Municipal da Educação a Assessora de Planejamento Educacional Maria Adalgiza de Figueiredo Santos e do quadro de docentes a professora Especialista em AEE Marta Regina Aquino Soares, que participaram em Presidente Prudente, no período de 24 a 27 de abril de 2012, do V Seminário Regional de Formação de Gestores e Educadores, por meio do MEC e SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão), que desenvolve o “Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade”. Durante o evento, realizado no CEFORPPE (Centro de Formação de Professores) foram abordados as temáticas: “Educação inclusiva: Aspectos históricos e legais”, “A construção coletiva de um projeto político pedagógico na perspectiva inclusiva” com a Profª Drª Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos da UniCor/MG e “A pessoa com surdez na escola”, “O Atendimento Educacional Especializado para pessoas com surdez- os 3 momentos” com a Profª Drª Lazara Cristina da Silva da UFU/MG, além de temas como: Tecnologia assistiva no espaço escolar e Acolhimento do aluno com autismo na escola. O evento também contou com apresentação de relatos de experiências do AEE.