terça-feira, 26 de agosto de 2014

Paulicéia: Especialização de Gestores da Educação

Durante o ano de 2014 até o próximo ano, dois Diretores e dois Coordenadores Pedagógicos da rede municipal de ensino participam das Especializações em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, desenvolvida pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
O município, por meio do SIMEC-PAR (Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação- Plano de Ações Articuladas), através de um diagnóstico de diversas áreas educacionais gerou ações de políticas públicas nesta área, sendo contemplado com as referidas formações entre outras.
O Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica Pública faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e surgiu da necessidade de se construir processos de gestão escolar compatíveis com a proposta e a concepção da qualidade social da educação, baseada nos princípios da moderna administração pública e de modelos avançados de gerenciamento de instituições públicas de ensino, buscando assim, qualificar os gestores das escolas da educação básica pública, a partir do oferecimento de cursos de formação semipresencial. A formação dos gestores é feita por uma rede de universidades públicas, parceiras do MEC (Ministério da Educação e Cultura).
Como resultado dessa iniciativa, o Município de Paulicéia/ Coordenadoria Municipal da Educação, juntamente com o MEC, objetivam a melhoria dos índices educacionais das escolas atendidas.


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

EMEF Raquiel Jane Miranda recebe visita de Formador do Khan Academy

O município de Paulicéia/ Coordenadoria Municipal da Educação por meio da EMEF Raquiel Jane Miranda em parceria com a Fundação Lemann, através do termo de cooperação técnica firmado, está desenvolvendo o Projeto Khan Academy nas Escolas com os alunos do 4° e 5° anos.
Desta forma no último dia 14 de agosto, o formador Denis da Rocha Miguel esteve presente no município, onde ministrou acompanhamento junto à equipe de suporte pedagógico e através da análise dos relatórios semanais constatou que as metas relacionadas aos alunos inscritos no projeto bem como o acesso a Plataforma estão em ascensão.
Nas atividades, visitou as salas de aulas e interagiu junto a alunos e professores no laboratório de informática.
Este acompanhamento se apresenta como um fortalecimento para o andamento do projeto.
Projeto Khan Academy nas Escolas: A plataforma do projeto Khan Academy, inclui exercícios para o aprendizado de matemática, chegou ao Brasil como resultado da parceria entre a Fundação Lemann e a Khan Academy, com o apoio do Instituto Natura, Instituto Península, Fundação Telefônica Vivo e ISMART. Em 2013, o projeto foi implementado em redes de ensino brasileiras, atendendo a aproximadamente 12 mil alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental, de 36 escolas, com acompanhamento e suporte pedagógico próximo de uma equipe de consultores. O objetivo do Programa é contribuir com a construção da autonomia, autoestima, motivação e aprendizado em matemática dos alunos de escolas públicas, por meio de uma plataforma adaptativa (Laboratório de Informática), além de possibilitar ao professor um acompanhamento individualizado do desenvolvimento cognitivo de cada aluno.

Paulicéia: Conselho de Alimentação Escolar

No último dia 13 de agosto, os membros do Conselho Municipal da Alimentação (CAE), se reuniram sob as competências do Presidente Gessenir Rodrigues Ribeiro Junior, juntamente com Luana Ferreira Voltareli - Nutricionista e Marcela Lopes Neves- Assessora de Planejamento Educacional para reunião trimestral. Na ocasião discutiram as competências do referido Conselho por meio do ambiente virtual do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e analisaram as prestações de conta referente a gestão dos recursos 2013 do Programa Nacional Alimentação Escolar (PNAE).

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

HOMENAGEM AOS PAIS DOS ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PAULICÉIA

No dia 08 de agosto próximo passado, a Prefeitura de Paulicéia através da Coordenadoria Municipal da Educação em conjunto com as Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino prestou homenagem aos Pais de seus alunos com uma atividade denominada “Gol do Ano”, pelo segundo ano consecutivo, neste ano “FUTSAL DO DIA DOS PAIS”. O evento aconteceu às 19 horas no Ginásio Municipal de Esportes de Paulicéia. Para a Administração Municipal, a interação entre Pais, filhos e professores foi o êxito da Ação.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Paulicéia: PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

A Prefeitura/Coordenadoria Municipal de Educação de Paulicéia por meio da EMEF Raquiel Jane Miranda inicia no mês de agosto as atividades do Programa Mais Educação.
O Programa do Ministério da Educação tem o objetivo da ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
A direção da escola por meio de um planejamento desenvolverá as atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico (Alfabetização/Letramento) e (Matemática), esporte e lazer (futebol e atletismo), cultura, artes e educação patrimonial (capoeira), através de monitores, sendo financiado pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).
Neste semestre serão atendidos aproximadamente 300 alunos, tendo a jornada escolar ampliada de 5 horas para 7 horas/ 5 dias por semana com turmas formadas por estudantes de diferentes anos, em turno inverso das aulas regulares.
Por meio de um mapeamento nos espaços e da comunidade, as atividades serão desenvolvidas na escola e em locais alternativos: Ginásio de Esportes, Mini Campo, Espaço Nascente Viva e em uma sala cedida pela Igreja Católica.
Desta forma, o objetivo é ampliar o atendimento de mais alunos a cada ano para promover a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas.