quarta-feira, 28 de maio de 2014

EMEF Raquiel Jane Miranda em clima de Copa do Mundo

A EMEF Raquiel Jane Miranda já entrou em clima de Copa do Mundo, com o Projeto Copa do Mundo no Brasil – 2014, contagiando a todos.
Com a participação em massa de toda a equipe escolar, diversas atividades foram desenvolvidas.
Explorando todos os eixos norteadores do currículo do ensino fundamental, cada professor desenvolveu atividades que vão da oralidade, leitura e escrita, passando por cálculos, arte e música, produzindo como produto final belíssimos painéis e uma vontade enorme de ver nosso País brilhar.
Vamos lá Brasil!

terça-feira, 27 de maio de 2014

Formação do Projeto Horta Educativa – Educação e Fundo Social de Solidariedade

Após o término dos trâmites legais para a formalização do Projeto Horta Educativa, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo- FUSSESP, a equipe de agentes multiplicadores do município de Paulicéia: Rubisval Rodrigues da Costa (Responsável pela área da Educação), Rosana Daniele de Souza Scarranaro e Angelita Crepaldi Rufino dos Santos (Educadoras) e Paulo José Rufino (Cuidador da Horta) participaram, no último dia 20, no município de Campinas, da formação para implantação do Projeto em duas Unidades Escolares do Município: EMEI Gilberto Barros e EMEF Raquiel Jane Miranda, estas público alvo do projeto.
O objetivo do projeto é fortalecer o trabalho educativo às crianças quanto a formação de valores sociais, culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país, do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
Para o desenvolvimento do Projeto toda a Comunidade Escolar, inclusive Familiares e Agentes Multiplicadores estarão envolvidos num trabalho em conjunto.
A próxima etapa é a formalização do convênio e retirada dos kits de ferramentas, sementes e material pedagógico doado pela FUSSESP.

Professores da Rede Municipal de Ensino participam da Formação Khan Academy nas Escolas

Desde 2013 membros da Equipe de Suporte Pedagógico da Prefeitura/ Coordenadoria Municipal da Educação de Paulicéia tem participado de eventos desenvolvidos pela Fundação Lemann, uma organização sem fins lucrativos, criada em 2002 pelo empresário Jorge Paulo Lemann, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do aprendizado dos alunos brasileiros e formar uma rede de líderes transformadores. Para cumprir essa missão, a Fundação aposta em uma estratégia que envolve quatro áreas complementares de atuação: inovação, gestão, políticas educacionais e talentos.
Dentre as áreas de atuação, iniciou os trâmites para estabelecimento de parceria entre a Fundação e a Coordenadoria Municipal de Educação para o desenvolvimento do Programa Khan Academy nas Escolas.
Desta forma, no último dia 21, dezoito Profissionais da Educação dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, entre eles: Professores dos 4° e 5° anos, Professores Adjuntos, Professor da EJA, Coordenadores Pedagógicos, Professor Responsável pelo Laboratório de Informática e Assessora de Planejamento Educacional participaram da formação inicial que aconteceu no município de Andradina, este que será o Polo de acompanhamento do Projeto, mediados pelos membros da Equipe da Fundação Lemann: Kelly, Denis e Fernando.
O objetivo do Programa é contribuir com a construção da autonomia, autoestima, motivação e aprendizado em matemática dos alunos de escolas públicas, por meio de uma plataforma adaptativa (Laboratório de Informática), além de possibilitar ao professor um acompanhamento individualizado do desenvolvimento cognitivo de cada aluno.
A próxima etapa será a reestruturação do Laboratório de Informática da EMEF Raquiel Jane Miranda, por meio de aquisição de novas máquinas para o inicio das atividades do Projeto.
Maiores informações:
https://pt.khanacademy.org 
www.fundacaolemann.org.br/khanportugues

Gincana do Dia das Mães

No dia 9 de maio, a Prefeitura/ Coordenadoria Municipal da Educação, por meio das Unidades Escolares Municipais homenageou as mães dos alunos com uma divertida gincana.
O evento aconteceu no minicampo com a presença de mães, familiares e alunos, além do Prefeito Mazinho, Primeira Dama Adriana, Professores e Equipe de Suporte Pedagógico da Rede Municipal de Ensino.
Na ocasião as mães foram homenageadas por seus filhos com a apresentação de uma música e em seguida participaram de atividades recreativas, como: dança da cadeira, estourar bexiga, entre outras.
Durante o desenvolvimento das atividades houve sorteio de brindes.
Um agradecimento em especial a todas as mães que estiveram presentes e que abrilhantaram este dia tão especial.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Hístoria Dramatizada – “Quem roubou a alegria do palhaço”

No dia 28 de março, os alunos do 5°ano A da EMEF Raquiel Jane Miranda, com a participação da Coordenadora Pedagógica Angelita Crepaldi Rufino, como narradora; fizeram a apresentação de uma história dramatizada; “Quem roubou a alegria do palhaço” da autora Gerusa Rodrigues Pinto. Essa apresentação foi planejada em homenagem ao dia do circo, com o objetivo de trazer uma leitura diferenciada, propondo as crianças momentos de alegria e descontração, desenvolvendo o gosto pela leitura e contribuindo para a formação de leitores.
Esta atividade foi planejada pelas coordenadoras Angelita Rufino e Angela Gandolfi.

Creche Giacomazzi- Berçário: Expressão dramática

A expressão dramática começa a surgir quando as crianças manifestam o desejo de assumir papeis como de motorista, mãe, professora, entre outras. Quando embarcam no faz de conta e compreendem as funções desses personagens.
Neste sentido foi oportunizado as crianças do berçário II-Professora Rosemeire, um momento de brincadeira com bonecas, carrinhos, fogãozinho, panelinhas e outros para que as crianças pudessem expressar, através da brincadeira, suas emoções e desejos.

Creche Nita: Reunião de ATPC (Aula de Trabalho Pedagógico)

Nos dias 15/04 e 22/04, durante os estudos do Módulo I – Brincadeira e Interações nas Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil, os professores do maternal I e II, de forma recreativa, com base nas experiências vivenciadas pelas crianças no espaço escolar, apresentaram situações de expressões dramáticas, onde foi possível compreender, observar a necessidade de um trabalho com práticas pedagógicas relevantes que possa mediar as diferentes formas de interações entre as crianças.

Creche Giacomazzi

As professoras dos Maternais II - Sônia, Ismália, Gisele e Simone - desenvolveram atividades referente as datas comemorativas: Carnaval, Nutrição, Água, Circo e  Livro. Nessas atividades foram desenvolvidos todos os eixos de conteúdos da Educação Infantil.




Maternal I

Creche Nita: Atividades do mês de abril

Com o objetivo de despertar e resgatar a curiosidade dos alunos sobre alguns conhecimentos da cultura tradicional das datas comemorativas do mês de abril: Páscoa, Dia do Livro Infantil e Dia do Índio, as professoras do Maternal I e II, desenvolveram diferentes atividades de linguagem oral e escrita, como também outras áreas do conhecimento referente aos eixos de conteúdos da educação infantil, onde de forma lúdica, através das brincadeiras, as crianças participaram e vivenciaram experiências significativas, importante para o seu crescimento educacional.

Dia do Índio

Dia do livro

Páscoa