quarta-feira, 3 de julho de 2013

Nutricionistas participam de Simpósio em Presidente Prudente

No dia 25 de junho, as nutricionistas Laís Cristina Miranda e Luana Voltareli estiveram presentes no Simpósio 1.000 dias duram para sempre- importância da nutrição, realizado pela Nestlé, ministrado pelo professor  dr. Fernando José de Nóbrega, Diretor Executivo do INSPEN  (International Society of Pediatric Nutrition).

O objetivo do evento foi ressaltar a importância e orientações em relação ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e gradativamente introduzir fórmulas infantis.

EMEF: O espaço e forma ao redor

Os alunos do 3º ano “A” da Professora Lílian, realizaram atividades de comparar, selecionar, planificar e construir sólidos geométricos a partir de embalagens vazias, na disciplina de Matemática no eixo Espaço e Forma, com o intuito de identificar figuras bidimensionais e tridimensionais. As atividades lúdicas e artísticas foram realizadas com entusiasmo pela turminha que se mostrou bastante atenta e interessada no assunto.

EMEF: Alunos do 4º ano C desenvolvendo a cidadania

Os alunos do 4º ano C desenvolveram um trabalho de escrita e de cidadania, que surgiu da necessidade, dos comentários e críticas das crianças em relação ao parquinho da Praça São Pedro, visto que todas as crianças da sala frequentavam esse espaço por ser único do município disponível para eles.
Por essa razão decidiram pedir ao prefeito que o melhorasse.
O trabalho iniciou-se com o apoio da professora. Primeiro foi feito o levantamento das necessidades, o que precisava melhorar, produzindo lista. Em seguida foi trabalhado oralmente as várias maneiras de se portar, de se apresentar, de falar com as pessoas em diferentes locais e situações, concluindo que para se pedir algo para uma autoridade é preciso ser através de documento, nesse caso o ofício foi o mais viável.
Apesar do gênero ofício não ser conteúdo do 4º ano, foi desenvolvido para atender a essa necessidade específica.
O ofício de solicitação de melhorias foi produzido coletivamente em sala de aula e entregue por todos os alunos ao prefeito Waldemar Siqueira Ferreira no dia 19/04, sendo muito bem recebidos por ele no gabinete.
No dia 10/06 os alunos estiveram no parque para analisar o que já foi feito e, é claro, comprovar brincando.
De volta a sala de aula produziram novamente um ofício coletivo, desta vez de agradecimento as melhorias já realizadas até o momento.
Para concluir esse trabalho os alunos retornaram a prefeitura no dia 24/06 para a entrega do oficio de agradecimento, sendo novamente muito bem recebidos e agradecidos com um delicioso lanche.

Esse trabalho foi muito importante, pois mostrou as crianças que todos devemos ser críticos e participativos e é dever de todos colaborarem para termos uma cidade cada vez melhor.