sábado, 29 de junho de 2013

Comemoração ao 66º aniversário de Paulicéia

Entre as festividades do aniversário de Paulicéia, no dia 29 de junho, aconteceu na Praça da Amizade um evento comemorativo que contou com a presença do Prefeito Waldemar (Mazinho), Primeira dama Adriana e autoridades ( Vereadores: José Ademir, Prof. Marçal, Marcos Giraldo e Rafael Vitti; Evelyn -Coordenadora Municipal da Educação; José Nilton - Gerente geral da Usina Caeté; Isabel-Conselho Tutelar; Cleusa Cara- EE Orlando Guirado Braga) que prestigiaram as apresentações das escolas e projetos municipais, além da participação da Banda Marcial de Monte Castelo.
Na ocasião, a população teve a oportunidade de presenciar a importância de aproximar educação e cultura pressupondo a articulação da escola com outros locais de conhecimento, equipamentos e projetos de cultura, de forma que esta aliança traga um impacto positivo efetivo na aprendizagem das crianças e dos adolescentes e logo no desenvolvimento do município.
Parabéns a todos que participaram, prestigiaram e contribuíram de alguma forma para o brilhantismo deste evento: diretores, coordenadores, professores (da rede municipal e dos projetos), funcionários municipais em geral, alunos, voluntários e pais.


Apresentações:
Banda Marcial de Monte Castelo
Creche Municipal Luiz Aparecido Giacomazzi
Creche Nita Tenório de Melo
EMEI Gilberto Barros
EMEF Raquiel Jane Miranda
Projeto Criança Mais Feliz
Projeto Artdança
Grupo Memória Capoeira
Banda Marcial de Paulicéia


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Reunião: equipe de apoio escolar

Momentos de estudo com as Equipes de Apoio Escolar das Creches Municipais Luiz Aparecido Giacomazzi e Nita Tenório de Melo, com a finalidade de valorizar e aprimorar o trabalho em equipe.

Creche Municipal Luiz Aparecido Giacomazzi

Diversas ações foram e estão em desenvolvimento na Creche Giacomazzi, com uma intensa reflexão da equipe de suporte pedagógico, professores e equipe de apoio escolar sobre a concepção de educação infantil em relação aos espaços coletivos, de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.


Primeira Reunião de Pais e Mestres, onde houve a apresentação de todos os professores e equipe de suporte pedagógico e formação da APM (Associação de Pais e Mestres) para a gestão do corrente ano letivo



Visita a Biblioteca Municipal com os alunos dos Maternais II das Professoras Eliana de Jesus Ribeiro e Sônia Nogueira dos Santos em comemoração ao Dia do Livro.


Atividades sobre o Meio Ambiente


Aula de Movimento desenvolvida fora do espaço escolar com os maternais II, das Professoras Eliana de Jesus Ribeiro e Sônia Nogueira dos Santos. 

Laboratório de Informática

Os professores da EMEF Raquiel Jane Miranda têm utilizado a tecnologia no ambiente escolar com o objetivo consolidar a aprendizagem de alguns conteúdos. Nesse processo, o professor atua como mediador para facilitar a construção de aprendizagens significativas que permitam estabelecer relações entre os conhecimentos e as experiências prévias, os novos conteúdos e as novas tecnologias disponíveis.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Jogo de raciocínio – Damas

Os alunos dos 3os anos A, B, C da EMEF Raquiel Jane Miranda, estão participando de atividades relacionadas ao jogo de damas nas aulas de Educação Física sob a orientação do Profº Bruno Neves. Eles aprenderam a história, principais regras e sua importância para os estudos.
O desenvolvimento das atividades visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolver situações – problemas, auxiliando o desenvolvimento intelectual e trazendo momentos de ludicidade.
O jogo de damas é um dos mais antigos do mundo, com registros no Egito em 3.000 a.C. com o nome de Alquerque.

segunda-feira, 10 de junho de 2013

EMEI: Projeto Educar Brincando

Durante os dias 27, 28 e 29 de maio, foi realizado na EMEI Gilberto Barros o Projeto Educar Brincando.
O objetivo do projeto girou em torno de brincadeiras, pautado no RCNEI – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - que fixa garantir a criança momentos onde ela possa brincar expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades. Dessa maneira os professores elaboraram atividades pensando em garantir momentos em que as crianças puderam escolher, dentro da sala, onde ficar e que tipos de atividade queriam desenvolver, favorecendo um ambiente rico em estímulos onde as crianças tiveram oportunidade de vivenciar novas experiências.
A concretização dessas atividades se deu através da seguinte programação:
Dia 27/05/2013 – Os professores elaboraram cantinhos fixos na sala de aula. Cantinhos de: maquiagem, televisão, leitura, relaxamento, beleza, sucata, massinha, casinha, entre outros. Os cantinhos foram organizados com muito carinho pelas professoras com materiais que selecionaram previamente especialmente para esse dia.
Dia 28/05/2013 – Os professores organizaram as salas com oficinas temáticas (cinema, dobradura...).
Dia 29/05/2013 – Os professores organizaram um piquenique com as crianças, que por sua vez estava previsto para acontecer no Espaço Nascente Viva, mas que devido a chuva acabou acontecendo na própria EMEI.
Nestes dias as professoras de Educação Física e Música fizeram a acolhida das crianças durante o início das aulas com atividades realizadas no pátio da escola com dança, relaxamento, brincadeiras, etc.
Após a realização do projeto os professores fizeram uma avaliação do processo e dos resultados obtidos.
Tudo foi muito produtivo, houve participação com envolvimento e compromisso de todos da escola, professores, equipe gestora e funcionários.

As crianças amaram a iniciativa, espera-se uma próxima oportunidade para realizar novamente o projeto, pensando em desenvolver nas crianças autonomia e empatia, em uma situação prazerosa de aprendizagem.

PAULICÉIA: 1ª CAMINHADA ECOLÓGICA

No último dia 05 de junho, a Prefeitura de Paulicéia, através da Coordenadoria Municipal da Educação, juntamente com o interlocutor do Município Verde/Azul desenvolveu a 1ª Caminhada Ecológica, com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente e conscientizar a população em relação a preocupação dos cuidados não só com a natureza, mas também da cidade, através das diferentes ações desenvolvidas durante o ano letivo nas unidades municipais (Creche Nita Tenório de Melo, Creche Luiz Aparecido Giacomazzi, EMEI Gilberto Barros e EMEF Raquiel Jane Miranda).
A Caminhada ecológica  se apresentou como uma atividade educativa e recreativa, que envolveu a incorporação de princípios da ecologia traduzidos na prática de Educação Ambiental, das ações de aprendizagem, sensibilização, tomada de posição e mudança de atitudes perante a natureza e a natureza humana, como também na adoção de critérios de atenuação de impactos socioambientais.
Na ocasião, houve a participação do Prefeito Waldemar Ferreira Siqueira (Mazinho) que assumiu o compromisso de elevar a pontuação do Programa Município Verde/Azul, da Primeira Dama Adriana Ferreira, Vereadores (foto), Coordenadora da Educação Evelyn Deborah R. C. Rocha, Interlocutor do Município Verde/Azul Emerson Bláia, equipe de Suporte Pedagógico, professores, alunos, pais e funcionários em geral, com o devido aparato da Policia Militar local (Sgtº Carlos A. Esteves e Sd. PM Spadácio).
A culminância da caminhada ocorreu na Praça da Amizade. Os alunos apresentaram a música “Herdeiros do Futuro” e na ocasião alguns receberam mudas nativas (doação Uniflora Viveiro- Tupi Paulista) e posteriormente serão entregues a todos os alunos (doação Usina Caeté).

A Prefeitura/Coordenadoria Municipal da Educação/Interlocutor Município VerdeAzul agradecem a todos que colaboraram e prestigiaram este evento.





Visita dos alunos da EMEF Raquiel Jane Miranda em reserva florestal da Usina Caeté.