segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Confraternização: Dia do Professor e do funcionário público

No dia 26 de outubro a Prefeitura/Coordenadoria Municipal da Educação promoveu no Centro Comunitário uma confraternização em comemoração ao dia do professor e do funcionário público (profissionais de serviço e apoio escolar). Na ocasião, os presentes foram agraciados com uma lembrança (Bolsa Personalizada-Educação), degustaram deliciosas pizzas e se divertiram ao som de música ao vivo. Desta forma a Prefeitura/Coordenadoria Municipal da Educação vem reconhecer o esforço e empenho destes profissionais que contribuem para o desenvolvimento da educação em nosso município.

Sondagem da escrita: alunos do 1º ano “E” - Professora Elisângela.

As sondagens são realizadas individualmente em todos os bimestres, ou conforme a necessidade da professora para que a partir dos resultados ela possa atender às necessidades dos alunos. Como se torna inviável demonstrar todas as escritas realizadas no decorrer dos bimestres, apresentaremos apenas duas: a sondagem inicial de 17/02/2012 e a última realizada até então em 27/09/2012. Claro que existem erros ortográficos, uma vez que os alunos estão construindo sua escrita, porém os avanços são notáveis.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Professora Eliane 3º ano “C”

Em estudo no Laboratório de Informática os alunos do 3º ano “C” realizaram uma pesquisa sobre o conteúdo “Sistema Solar” da sequência didática do livro “Ler e Escrever”. Previamente os alunos elaboraram questões as quais tinham curiosidades sobre o sistema solar e no laboratório fizeram a busca a possíveis respostas a essas questões.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

EMEF RAQUEL – PROFº MARIA APARECIDA

A partir da leitura da história “As três partes” de Edson Luiz Kozminski da Editora Ática, a professora desenvolveu com seus alunos do 1º ano “A”, atividades interdisciplinares envolvendo a leitura e interpretação, oralidade, espaço e forma, artes e valores. Após ler a história para seus alunos, a professora entregou a todos eles os polígonos apresentados no livro. As crianças pintaram, recortaram e montaram suas figuras e depois apresentaram o resultado para a turma. Conferir a participação dos alunos com entusiasmo e muita criatividade foi gratificante.

SEMANA DA CRIANÇA – CRECHE NITA

Entre os dias 08 a 12 de outubro as crianças da Creche Nita Tenório de Melo tiveram momentos de prazer, diversão e incentivo a sentimentos como respeito, cooperação e socialização. Elas participaram de atividades especiais, planejadas pelas professoras tais como: cineminha, banho, gincana e visita ao Ki-legal, puderam saborear um cardápio especial, programado também com exclusividade para esta semana, dentre as guloseimas destacam-se: gelinho, cachorro-quente, algodão-doce, bolo, bombom, refrigerante e ainda receberam sacolinha com doces.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

4º ano "A" - Sequência didática: “Ciência Hoje das Crianças - CHC” (Ler e Escrever)

Os alunos da professora Lílian Gandolfi fizeram uso do Laboratório de Informática com o objetivo de conhecer o e-mail, sua função e utilização, além de conhecer e utilizar os links do site sugerido da revista CHC. Foi mostrado aos alunos a utilização do e-mail ao enviar uma carta do leitor coletiva à redação da revista CHC. Os alunos também puderam navegar no ambiente virtual da revista www.ciencia.org.br, no link Ciência Hoje das Crianças.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

AÇÃO PEDAGÓGICA NO COMBATE AO PIOLHO - EMEI GILBERTO BARROS

A infestação de piolhos em meio a um aglomerado de crianças é um sério problema enfrentado pela maioria das escolas. Vários fatores contribuem para que os piolhos apareçam e se instalem na cabeça das crianças, infestando rapidamente a todos. Todavia, um tratamento educativo visando à conscientização das crianças e de toda a Comunidade Educativa, pode contribuir para a diminuição ou extinção de piolhos em diversos ambientes. Foram desenvolvidas várias atividades de leitura, escrita, desenhos, recortes, pesquisas (microscópio), apresentação de vídeos e slides, palestra para os pais e entrega de um livrinho de história acompanhado de pente fino.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

21 DE SETEMBRO DIA DA ÁRVORE – EMEI GILBERTO BARROS

Durante a semana que comemorou o dia da árvore, as professoras da EMEI Gilberto Barros, desenvolveram atividades explorando os elementos que constituem uma árvore, sua importância para a nossa sobrevivência e os cuidados que devemos ter com as mesmas. Com a participação de todos os alunos, a partir de um galho seco, foi montada uma árvore com a explanação da importância deste elemento da natureza. Desta forma, os alunos vivenciaram como ela é essencial para nossa existência e refletiram sobre o respeito pelo meio ambiente. Houve ainda a apresentação da música “Sementinha de Rosas” pelos alunos do Pré I do período da manhã.

EMEI: PRÉ II “B” – PROF. MARIA JOSÉ - DIA DA ÁRVORE E PRIMAVERA

As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar; é assim que elas se expressam. Elas utilizam sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando sempre o inusitado, o novo e o diferente. Os alunos do Pré II “B” da professora Maria José, tiveram a liberdade e a criatividade para criar árvores, flores e paisagens referentes à Primavera. Para tal, utilizaram colagem de forminhas de papel, lápis de cor e carimbo da mão com tinta.

Creche Giacomazzi - Professaras: Samira e Viviane

Os alunos do Berçário II, trabalharam por duas semanas atividades relacionadas com tema “Piolho”, essas crianças aprenderam sobre a importância do cuidado com a higiene capilar. As atividades realizadas foram leitura e interpretação de histórias, slides sobre o conteúdo, roda de conversa e confecção de cartaz sobre os cuidados com os cabelos.